23 abril 2009

Viva-a-educação.pt

Hoje deu-me para a revolta moralista!
As novas oportunidades, como já sabemos, visam aumentar os níveis de escolaridade dos portugueses. Óptima ídeia pensamos, ao mesmo tempo que batemos palminhas, até porque há 40 anos atrás (já nem recuo mais que isso) grande parte da população não podia dar-se ao luxo de ter muitos estudos, aprendiam a ler e a escrever, e vai de trabalhar que a vida não era fácil. Até aí tudo bem, darem a pessoas na casa dos 40 e mais, o direito a poder fazer algo que na devida altura não era oportuno, é bonito e fica-vos bem.
O que me faz comichão aos neurónios é dar-se essa nova oportunidade a pessoas de 22, que andaram a encanar a perna à rã quando tinham 15. E dizem vocês: -Oh beata Salu, rainha da moral e dos bons costumes, então e por ter 20 anos já não se tem direito de emendar os erros do passado?! Com certeza que sim, acho muito bem! O problema é oferecerem, por exº o 9º ano, em 6 meses, sem precisarem de ter livros, de estudar, de fazer testes ou de serem avaliados por tempo razoavel. Basta um trabalho escrito sobre um tema livre, que em 99% dos casos é tão bom que nem para ensopar batatas fritas serve. Eu, para ter o 9º ano andei lá 3 anos, fiz testes, exames, tinha regime de faltas e notas na pauta. Até Os Lusíadas tive de ler de fio a pavio! E não havia cá computadores à borla para ninguém. Um trabalho escrito, daqueles a sério, em que tinhamos mesmo de estudar um tema e eram de facto avaliados, era feito à mão ou na melhor das hipóteses pedia-se à amiga da mãe que tinha uma máquina de escrever, se o passava a limpo ou nos emprestava a dita para que fossemos nós a fazê-lo.
Agora não. Agora escreve-se sobre a experiência de vida que se tem, que como se sabe aos 20 é imensa, e toma lá o 9º ano ou o 12º conforme te der mais jeito. É ridículo, insultuoso até.
Aos 22 estava eu no 5º ano da Faculdade, tinha andado 7 anos no Secundário, tinha perdido tardes de cinema para estudar para o teste de matemática, tinha de gramar ir para a praia com Os Maias a reboque, ou deixado de ver a novela para fazer o tpc de história. Se soubesse o que sei hoje, tinha ido para a esplanada apanhar sol que daí a uns anos me ofereciam o 12º ano embrulhado num PC de ultima geração!
Calhordas!! Pelo menos ensinem alguma coisa à malta que justifique a escolaridade obrigatória, ou os que se esforçaram para acabar o secundário e tiveram de facto de trabalhar para isso queimando as pestanas, sentir-se-ão ridicularizados. Já estou a ver a malta: "és mesmo otário, um ano na escola e tenho as mesmas habilitações que tu levaste 7 anos a conseguir".
Tenho dito! Com a aproximação do 25 de Abril sinto-me reaccionária!

Nenhum comentário: